Nintendo Game & Watch

Hoje é o dia dele!

O primeiro Game & Watch da Nintendo.

Em 28 de abril de 1980, a japonesa Nintendo lançava o primeiro jogo portátil da família “Game & Watch”, o “Ball”.

A linha de consoles “Game & Wath” (G&W), enorme sucesso nos anos 80, foi uma série de jogos lançada pela gigante dos games Nintendo, concebida pelo seu projetista Gunpei Yokoi.

Originalmente contava com uma tela de LCD monocromática e botões responsáveis pelas ações dos personagens. Posteriormente, modelos com duas telas também foram comercializados.

No jogo “Ball”, o participante precisa movimentar um malabarista usando os dois botões disponíveis, de modo a não deixar cair as bolas ao chão. Dois níveis de dificuldade podem ser selecionados por meios dos botões “Game A’ e “Game B”. Ahh… ele também funcionava como relógio (e despertador a partir de 1981), mas acho que poucos se interessavam por estas funcionalidades.

Entre 1980 e 1991, 60 modelos foram lançados, incluindo os clássicos Donkey Kong I e II, sendo o último deles “Mario the Juggler”, em 1991.

Anos depois Yokoi também seria um dos responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro modelo do Game Boy, que teve os G&W como inspiração. Ele também esteve por traz da criação dos jogos Metroid, Super Mario Land e do console Virtual Boy.

Durante seu tempo de fabricação, mais de 43 milhões de unidades foram comercializadas em todo o mundo.

Quer experimentar o G&W no seu PC? Baixe o emulador do Museu Capixaba do Computador e se divirta.

*As imagens anexas são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.

Museu Capixaba do Computador