Sobre o Museu

O Museu da Computação da UFRJ foi oficialmente criado no ano de 2017 para apresentar artefatos tecnológicos desenvolvidos no Brasil e no mundo. Grande parte destes objetos foi projetada e/ou utilizada na Universidade entre as décadas de 1970 e 2000. O Museu tem por objetivo principal preservar a memória e apresentar a história de um período em que o país foi protagonista no processo de construção de um conhecimento tecnológico nacional que trouxe autonomia e contribuiu para a formação de centenas de profissionais brasileiros na área da Computação. Mais do que apenas apresentar peças, o Museu quer mostrar a história da construção de uma identidade nacional na área de Computação e expor os frutos desse conhecimento.Participam da construção do Museu da Computação o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), o Instituto de Computação (IC/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) e o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). A iniciativa é apoiada pelo Museu Nacional e integra também a Rede de Museus, Acervos e Patrimônios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIMAP/UFRJ).

Orientadores

Gustavo William
Design de Interiores

Como Chegar

Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Edifício do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Bloco D – Cidade Universitária – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21941-916.